terça-feira, 4 de agosto de 2009

REFRIGERANTES AGRIDEM O CORPO

A maioria dos refrigerantes, sobretudo aqueles à base de cola, é extremamente ácida. Contêm altos índices de ácido fosfórico, um ácido potente, capaz de intoxicar o ser humano, se não for rapidamente neutralizado. O refrigerante a base de cola (normal ou diet) têm o pH baixíssimo (isto é, ácido), em torno de 2,5. Como a mensuração do pH é logarítmica (o decréscimo de um no pH significa multiplicar a acidez por dez), um pH de 2,5 significa que seriam necessários 3,2 mil copos de água alcalina com pH 8 (ou 32 copos com pH 10) para neutralizar o ácido presente em apenas um copo de refrigerante à base de cola. Se o corpo nada fizesse para combatê-lo, um único copo de refrigerante à base de cola mudaria o pH do sangue para 4,6, matando-nos instantaneamente.

Para impedir a intoxicação ácida causada pelo consumo de refrigerantes à base de cola (ou outro ácido), o corpo usa duas estratégias. Uma é usar tampões alcalinos no sangue (por exemplo, bicarbonato de sódio e fosfato de sódio) para tamponar (neutralizar) o ácido. A outra estratégia é converter esses ácidos líquidos voláteis em ácidos sólidos, menos reativos. Contudo, não havia refrigerantes à base de cola milhares de anos atrás; portanto, nosso corpo não evoluiu para lidar eficazmente com o ataque violento de ácidos que muitos consumem hoje, e há problemas resultantes das estratégias de desintoxicação do corpo.

Muitas pessoas, erroneamente, acham que cálculos renais são causados por excesso de cálcio. Mas o verdadeiro culpado pode ser o nível elevado de ácido fosfórico que, por acaso, é um ingrediente importante dos refrigerantes à base de cola, que devem ser evitados por qualquer indivíduo com problemas de cálculos renais.

Além disso, o consumo de alimentos ácidos (por exemplo, refrigerantes) pode criar um meio ideal para a formação de câncer. As células animais sobrevivem melhor em um meio alcalino com pH do sangue variado de 7,35 a 7,45.

Células vegetais são o contrário; preferem ambiente ácido. À medida que nosso corpo torna-se cada vez mais ácido, algumas células adaptam-se por meio de um processo evolutivo interno, e assemelham-se as células vegetais. Estas, anormais, têm alta tendência a se transformar em células cancerígenas, que florescem em meio ácido. Portanto, uma estratégia importante para prevenir ou tratar o câncer é manter um meio alcalino no corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário